FREEMIUM – O que é? (1)

Freemium - o que é?Freemium é um modelo de negócio em que um produto principal ou serviço proprietário é oferecido de graça para um grande grupo de usuários (usuários free) e vendido para uma fração menor dessa base de usuários (chamada usuários premium), com recursos adicionais, funcionalidades ou bens virtuais.
Normalmente o produto principal ou serviço são uma oferta digital típica, como software, mídia, jogos ou serviços web

Freemium é uma combinação das palavras livre e premium

No modelo freemium há dois agentes econômicos, o produtor e o consumidor, sendo que parte dos consumidores (os usuários premium) bancam o custo total do produto
freemium

P = Produtor / C verde = Consumidor Premium / C vermelho = Consumidor Free

A distribuição freemium pode ser realizada de diversas formas:

  • Teste gratuito (free trial) por um tempo determinado ou número limitado de utilizações (ex. Hubspot)
  • Versão básica gratuita e versões pagas com mais funcionalidades (ex. Evernote, SurveyMonkey);
  • Versão básica gratuita e versões pagas com mais capacidade (ex. Dropbox);
  • Versão básica gratuita e conteúdo complementar vendido por micro-pagamentos (ex. Farmville);
  • Versão básica gratuita e funcionalidades paralelas vendido por pagamentos complementares (ex. Skype)
  • Combinações diversas entre os modelos acima (ex. Clicky, Basecamp, etc.).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s